segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Conteúdo Programático - Módulo I - Aulas 1,2 e 3

Curso Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras.
Cachuera São Paulo: Setembro 2007.
Modulo I
Aulas 1, 2 e 3
Prof. Dr. Salloma Salomão Jovino da Silva

Ementa :
Uma proposta de formação de professores em História da África e culturas Afro-brasileiras pode ser elaborada tendo em vista o atual contexto da sociedade brasileira, considerando, ao mesmo tempo, recentes produções de pesquisas sobre africanos na diáspora e incorporando as revisões da historiografia africana produzida pós anos 1960.
A publicação da lei 10.39/2003, que torna obrigatório o ensino de História da África e Culturas Afro-Brasileira nas instituições escolares é uma fenda nas contradições que marcam a sociedade brasileira e certas percepções da identidade nacional. A presença histórica dos africanos e seus descendentes de africanos na construção do país, cujos olhares foram sendo modulados, com particularidades de tempo e espaço, ao lado dos processos de exclusão e das diversificadas formas de racismo, lentamente parecem ceder lugar a leituras históricas, sociológicas e antropológicas menos monolíticas.
As práticas artísticas, literárias e religiosas surgem como formas de construção e reconstrução de identidades negras do Atlântico, cujos fluxos são alimentados e refeitos como projetos de sujeitos históricos coletivos e individuais. Tais vivências são atravessadas tanto pelos impedimentos, como também pelas possibilidades e idiossincrasias próprias da modernidade, algo, que aliás, vem sendo proposto como interpretações não convencionais por intelectuais diaspóricos, entre quais se situam Stuart Hall, Ney Lopes, Paul Gilroy e Muniz Sodré e outros.

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